Friday, April 3, 2009

O que é apnéia do sono?



A palavra grega "apnéia" literalmente significa "sem respiração."


Existem três tipos de apnéia: obstrutiva, central e mista.


Dos três tipos, a apnéia obstrutiva é a mais comum. Apesar da diferença na origem de cada tipo, em todos os três, as pessoas com apnéia do sono não tratada param respirar repetidamente durante seu sono, por vezes centenas de vezes durante a noite.


A apnéia obstrutiva do sono (SAOS) é causada por uma obstrução das vias aéreas, geralmente quando o tecido mole na parte posterior da garganta(palato mole, úvula, base da língua, amígdalas) relaxa demasiadamente e fecha a passagem de ar durante o sono.

Em cada apnéia ( parada respiratória), o cérebro faz com que a pessoa desperte do sono para que volte a respirar. São microdespertares de alguns segundos apenas, mas por causa disso o sono é extremamente fragmentado e de má qualidade. Apnéia do sono é muito comum, tão comum como a diabetes em adultos, e afeta mais de doze milhões de pessoas no Estados Unidos, de acordo com o National Institutes of Health. Ela pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade, inclusive crianças. Ainda assim, devido à falta de sensibilização por parte dos governos e os profissionais da saúde, a grande maioria permanece sem diagnóstico e, portanto, não tratada... Quando não tratada, a apnéia do sono pode causar pressão arterial alta e outras doenças cardiovasculares, problemas de memória, ganho de peso, fraqueza, sono excessvo durante o dia, dores de cabeça, ansiedade, depressão, dores no peito. Além disso, a apnéia do sono não tratada pode ser o responsável por acidentes de trabalho e de automóveis. As pessoas com apnéia não tratada sentem sono e cansaço durante o dia e muitas vezes adormecem no volante ou durante o trabalho.


Felizmente, a apnéia pode ser diagnosticada e tratada. Existem várias opções terapêuticas, bem como opções adicionais em investigação continua.

No comments:

Post a Comment